terça-feira, 2 de novembro de 2010

Novas Tecnologias e suas implicações éticas no âmbito escolar

1. PROBLEMA
Como as novas tecnologias influenciam nos aspectos de uma moralidade profissional e como estas podem constituir-se em posturas éticas no desenvolvimento do trabalho escolar?

2. OJETIVO GERAL
Identificar os mecanismos disponíveis no uso das novas tecnologias, no âmbito educacional, que definem o caráter ético ao utilizá-las.


2.1- Objetivo Específico:
- Refletir sobre os impactos causados pelas novas tecnologias no trabalho do professor e em todos os aspectos do trabalho escolar;
- Conhecer as regras para usar e alimentar a rede de informação;
- Pesquisar os valores, os símbolos e as representações que organizam o espaço público.
- Conhecer a legislação das mídias sobre a censura dos programas, conteúdos e sítios.
- Conhecer e utilizar os programas educacionais disponibilizados pelo MEC através do Programa Proinfo;


3. JUSTIFICATIVA


O desenvolvimento tecnológico, em especial da informação (internet) e o desenvolvimento científico (clonagem, eugenia, trangenia) faz com que atualmente, constantes discussões e debates éticos permeiem todos os campos da atividade humana. Vive-se num momento, em que é evidente uma crise de valores, haja vista, as recorrentes denúncias de corrupção entre os políticos, de profissionais e o aumento da violência na sociedade civil.
Assim, para viver na sociedade de forma perfeitamente integrada, é necessária certa competência para aprender operar e ensinar as regras que mantêm essa mesma sociedade. Cabe, portanto, às escolas e às universidades, desenvolverem nos alunos estas competências. Neste sentido, percebe-se com bastante ênfase, de modo geral, nos discursos pedagógicos contemporâneos a preocupação com a qualidade educacional, o comprometimento com uma formação de cidadãos dentro dos valores éticos relevantes para os conflitos atuais.
Considerando que a Ética é um ramo da Filosofia, a conduta humana, ou a reflexão do agir humano, apresenta-se como objeto desta para promover o bem-viver, e sua importância deve-se fazer sentir em todos os segmentos da sociedade.
As teorias éticas fundamentais nascem e se desenvolvem em diferentes épocas e em diferentes sociedades, como respostas aos problemas vividos, os quais derivam das relações entre os homens, pelo comportamento de cada indivíduo de determinado grupo e buscam discutir as ações que orientam, de certa forma a conduta humana.
Não se pretende, com este projeto, fazer um estudo da Ética enquanto ciência, mas compreender de que forma ela se apresenta no trabalho de modo específico. Também, apresentar como a Ética profissional mostra-se como requisito fundamental no exercício de uma profissão nos dias atuais.
A partir do campo e da definição de ética, as discussões e reflexões, neste estudo se darão em torno de outros dois conceitos: trabalho e profissão, os quais apresentam profundas implicações éticas na sociedade atual, em especial pela informatização que envolve o mundo do trabalho.
É a Filosofia, que busca refletir sobre todos os aspectos da condição humana. O capitalismo, sistema econômico que vigora atualmente, coloca alguns aspectos como trabalho e profissão em constantes debates éticos, também os valorizam demasiadamente e desvaloriza a própria vida humana ao desvincular o trabalho do homem, ou seja, o que é segundo Marx, a alienação, em que o homem não se reconhece naquilo que faz.
Partindo desta ideia entre homem, trabalho e ética profissional, neste estudo e reflexão, é mister elencar os conceitos que norteiam a Ética, sua definição e seu campo. Vázquez, (p.23, 2002), define que: “a ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade.” Sendo que no seu campo de abrangência estão as preocupações com os problemas relacionados com o comportamento do ser humano. (Lisboa, p.35, 1997).
Os princípios éticos para serem ensinados aos estudantes dependem de alguns fatores, como por exemplo, que os princípios se expressem em situações reais de convivência para que haja um desenvolvimento da capacidade e autonomia analisando e elegendo os valores para si de maneira livre e consciente.
Aprender valores éticos é aprender a exercer cidadania, é entre outras coisas aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade e justiça. Acima de tudo usar o diálogo nas mais diversas situações, em especial na vida coletiva comprometendo-se a vivenciar esses valores que precisam ser ensinados na escola.
Em outro sentido a ética pode ser entendida, ou referir-se a um conjunto de princípios e normas que um grupo estabelece para seu exercício profissional. Ainda refletindo sobre ética cumpre citar que comumente ética e moral são entendidas como sinônimos. Isso pode ser explicado através das origens destas palavras. A ética tem origem grega na palavra ethos, e a palavra moral é de origem latina mores, ambas representam, em suas respectivas origens hábitos e costumes. Portanto, é profícuo ressaltar a importância do contexto, pois as palavras ganham, assumem diferentes significados dentro do contexto e dos agentes envolvidos.
Em qualquer sociedade, o comportamento das pessoas como resultado dos valores que cada um acredita, sofre alterações significativas ao longo da história. A explicação a partir de uma investigação do comportamento da pessoa de um determinado contexto é função da ética, que tem como objetivo entender o passado para servir de parâmetro e incutir padrões aceitos pela maioria, visando diminuir os conflitos existentes dentro de um determinado grupo.
A globalização é um fenômeno que não se discute mais se ela é boa ou ruim, agora estuda-se os efeitos provocados por ela na sociedade. O desenvolvimento tecnológico, principalmente após a revolução industrial, colocou o mundo do trabalho em evidencia na sociedade. O conceito em torno da profissão tomou proporções significativas. Segundo Sá, a profissão representa “trabalho que se pratica com habitualidade a serviço de terceiros.” ( 2001).
Com o objetivo de enriquecer esta reflexão expõe-se aqui uma diferenciação entre trabalho e profissão apresentado por Ferreira. Segunda ela:

“ [...]trabalho faz-se; a profissão vive-se [...]. Longe vão os tempos em que, chegada a idade adulta, com ou sem formação, homens e mulheres partiam em busca de um trabalho, conceito bem diferente da actual ideia de felicidade, a qual pressupõe, entre outros requisitos, a necessidade de encontrar uma profissão. Se o primeiro reflecte a produtividade na vertente do esforço, da obrigação, do mal necessário à subsistência enquanto ser vivo e à integração plena na sociedade [...] (p.54, 2006).


r Na atualidade percebe-se que é pela profissão que o indivíduo se destaca e se realiza plenamente, pois é no exercício da profissão que o indivíduo demonstra todas as suas habilidades e competências sendo capaz de enfrentar e vencer com personalidade os obstáculos.
A valorização dos profissionais é percebida e reconhecida socialmente, quase em todas as áreas, e não é diferente com o Profissional em Educação. A formação de um profissional deve possibilitar-lhe o conhecimento da ciência, da tecnologia, das técnicas e práticas profissionais. A boa formação é condição essencial para a prestação de um bom serviço. Um desempenho profissional fundamentado em uma instrução consciente é condição ética de quem a oferece para que os profissionais possam desenvolver com eficiência os serviços prestados a uma empresa. Sá (2001) apresenta neste sentido, o seguinte pensamento:
Todas as profissões, igualmente, requerem o conhecimento de seu passado, da atualidade e o atrever-se em pensar sobre o futuro, vivendo-a, pois, em todos os tempos. Imprescindível, também, é o comparar as diversas culturas, das diversas correntes de pensamento, buscando, pelo julgamento próprio e pelo diálogo com os mais experientes e bem dotados, o que de melhor existe. ( p.193).


Um bom profissional além das competências deve apresentar, acima de tudo, uma postura ética, de recusar uma tarefa ou serviço, que sentir-se incapaz de realizar diante dos limites e capacidades que possui.
A utilização dos recursos e instrumentos tecnológicos (computador, internet, etc.) no exercício profissional é outro fator importante que requer e necessita de normas e condutas. Além de manterem-se atualizados neste aspecto para a sobrevivência e permanência nos empregos, os profissionais devem apresentar uma conduta ética adequada diante das novas tecnologias.
Wolton, em sua obra Internet, e Depois? apresenta um estudo crítico sobre as novas tecnologias na atualidade. Para ele “um grande bazar se instala, livre de qualquer regulamentação. Todo mundo alimentar a rede com informação, e ninguém controla.” (p.109, 2007). Percebe-se que a conduta humana sofre alterações significativas diante do contexto atual, sendo necessário que a ética, enquanto ciência ou teoria do comportamento moral dos homens em sociedade busque para os problemas advindos dessa nova condição social, novos padrões para diminuir os conflitos existentes na atualidade. Sendo necessário, também, que as universidades revejam seus currículos para que os valores éticos, diante da sociedade da informação sejam contemplados nos mesmos.
Finalizando as reflexões sobre ética neste trabalho acredita-se que não há uma ética que derive espontaneamente do trabalho, não é da lógica do trabalho que se pode implicar uma ética capaz de fornecer sentido à existência. Isso nos remete ao seguinte pensamento de Antunes: “Uma vida desprovida de sentido no trabalho é incompatível com uma vida cheia de sentido fora trabalho.” ( p.175, 2006).


4- METODOLOGIA –



CONSIDERAÇÕES FINAIS


A ideia de que a ética deve ter suas raízes no fato da moral e que esta se manifesta na conduta humana, mostrando-se como um sistema de regulamentação das relações entre os indivíduos e destes com a comunidade, assim como as relações entre ética e trabalho, serviram de orientação para a elaboração deste pré-projeto.
Também, com o pensamento em Marx de que o homem é um ser produtor, transformador e criador mediante seu trabalho, sendo capaz de transformar a natureza e ser por ela transformado, temos ainda, na doutrina ética do marxismo uma crítica das morais do passado, ao mesmo tempo que sentimos a necessidade de novas bases teóricas e práticas de uma nova moral, haja vista, o desenvolvimento científico e tecnológico dos últimos 20 anos em específico.
Com referência às novas tecnologias compete às universidades, para que no processo de formação profissional, os valores éticos fundamentais no exercício da profissão seja uma competência, juntamente com outras habilidades oferecidas aos profissionais, para que estes possam estar bem preparados para atuarem com profissionalismo ético, e serem cidadãos comprometidos com a sociedade do seu tempo.




REFERÊNCIAS

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho. Ensaio sobre a afirmação e negação do trabalho. Boitempo Editorial, 2006- São Paulo.


Ferreira, Eva, Ana. Trabalho ou Profissão? http://www.afisioterapia.com/artigos/pdf/AF1_2_54-56.pdf .

LISBOA, Lázaro Plácido. Ética Geral e Profissional em Contabilidade. Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras; direção geral Eliseu Martins; 2. ed.- São Paulo: Atlas, 1997.

SÁ, Antonio Lopes de. Ética Profissional – 4. ed. – São Paulo: Atlas, 2001.

SÁNCHEZ Vázquez, Adolfo. Ética. 23ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.


SECRETARIA de Educação Básica, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Ética e Cidadania: construindo valores na escola e na sociedade. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

WOLTON, Dominique. Internet, e depois? Uma teoria crítica das novas mídias. Trad. Isabel Crossetti. Porto Alegre: Sulina. 2007.

Nenhum comentário: