terça-feira, 2 de novembro de 2010

O computador vai substituir o professor?

A partir da leitura de todos os textos, até aqui realizadas, percebe-se claramente que todo sistema educacional necessita de mudança, assim como o professor precisa reinventar sua profissão. Ramal, destaca que a internet traz consigo um novo modelo de educação, que foi tão sonhado por tantos pensadores, mas que agora estamos encontrando dificuldades para concretizar esse sonho, pois o professor, de modo geral, ainda não sabe bem como proceder, ou como usar as novas tecnologias que podem derrubar os muros da escola e fazer conexões com o mundo, criar no espaço da rede um trabalho cooperativo, onde alunos e professores passam juntos proporem tarefas prazerosas, em que a aprendizagem ocorra a partir dessa cooperação. Porém, para que isso ocorra é necessário que o professor deixe de lado a figura de transmissor de conteúdos e os alunos sintam-se colaboradores dessa troca para que juntos possamos construir uma nova forma de educar, onde todos aprendam com todos. Assim, Ramal sugere que o trabalho do professor, neste novo contexto, seja pautado em três eixos apontados pelos PCNs. São eles:
 Nos conteúdos conceituais, como arquiteto cognitivo, traçando estratégias e métodos mais adequados para a aprendizagem;
 Nos conteúdos procedimentais, como dinamizador de grupos, ajudar os estudantes a descobrirem as formas pelas quais se chega ao saber, em especial num trabalho interdisciplinar e estabelecendo parcerias;
 Nos conteúdos atitudinais, como educador, comprometendo-se com o desafio de estimular a consciência crítica diante das novas tecnologias que estão disponíveis neste novo contexto, para que as mesmas estejam a serviço na construção de uma nova humanidade, também, onde haja justiça social e respeito à dignidade humana.
Percebe-se assim, que o grande desafio nesta época de tantas e complexas interações, é saber desenvolver um trabalho em forma de cooperação. Para isto, será necessário que professor e aluno estabeleçam uma relação de confiança mútua, em que ambos são aprendentes. Se o professor perceber e aceitar esse desafio, com certeza verá o computador como um grande aliado de seu trabalho e não como uma ameaça a sua profissão.

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